Monday, September 26, 2005

Modernidades

Dia destes um residente no Texas (carioca) perguntou sobre churrasco feito aqui no Rio Grande do Sul.
Indicou umas modernidades de termômetros e uns termômetros modernos.
Na hora eu retruquei sobre a fidelidade a um churrasco tradicional, feito com lenha, espeto de madeira,... Que a única modernidade permitida na cultura gaudéria seria a garrafa tpermica, para poder chimarrear no lombo do pingo.
Baita besteira. Acabo de aquecer água mineral, numa térmica, com um aquecedor elétrico (vulgo rabo-quente) e não me sinto um pecador.
Côsa boa as tal de modernidades, como diria o finado Dazinho (aquele mais vivo que nunca):
- Depois que inventaram a máquina de "debuiar" milho, tudo é possível.
Aqui no Brasil é fácil a gente encontrar uns termômetros digitais. É só ir numa loja de eletrônicos e poderás controlar a temperatura do interior da picanha ou do vazio... ou da costela desossada.
Eu ainda vou dispensar, por enquanto, esta modernidada. Por agora meus churrascos serão feitos com espetos de aço inóx (e os de madeira?), assados com carvão ( e a lenha? alguns dias com lenha!), as vezes com uma grelha (traidor da cultura gaúcha!!!), mas sem os tais termômetros. Ahh! Se alguem quiser me dar uma churrasqueira rotativa ... tô aceitando.
Quanto ao mate: água mineral foi por preguiça de ir buscar água da CORSAN (Cia. de Abastecimento de Água).
Agora! Que um mate na beira de um fogo de chão, com água de sanga, aquecida numa cambona, esperando um churrasquito assado de pé, com espeto de vassoura vermelha,... é especial de primeira, ah isto é. LE: Lôco de Especial

1 comment:

Anonymous said...

Pôs olha, Tchê. Muito comi churrasco de grelha e não vejo mal nisso. Claro que grelha em churrasqueira tradicional, não aquela babaquice de americano. E tem mais, tá certo que as churrascarias usem o rotativo, afinal, devem vender rápido. Agora, usar isso em casa? É muita preguiça. Além do mais, perdes o melhor do churrasco, que ficar tomando o trago ao lado dos espetos, dando aquela viradinha (na carne) que só bons assadores sabem dar. hehehe abs