Saturday, September 29, 2007

Fornecedor de Qualidade

Dino ou Night Rider é um amigo colhido nas lidas virtuais. Lã (lã é mais do que lá) dos anos 90. Ultimamente tem sido o maestro da minha discoteca.
Hoje enviou-me Grace Slick. Baita dica. Já foi pro MP3 e me acompanhará nas próximas viagens.

Mate ecológico

Quem gosta de chimarrão sabe que o maior invento de todos tempos é a garrafa térmica.
Com ela podemos matear longe de fontes de calor. Levar os aveios para todos cantos.
Depois dela o "rabo quente" (aquecedor elétrico) é outra grande invenção.
A união de ambos inventos possibilita o aquecimento da quantidade exata de água a ser consumida. Não é gaúcho quem não mateia uma térmica de mate, baita exigente.
Pois minha dica é a seguinte, aquecer somente a água a ser consumida. Seja em mate, café, comidas...
Muita gente aquece bem mais água quer vai consumir.
No mate é simples, encher a térmica e colocar na chaleira. Assim só se aquece o que se pode armazenar aquecido.
Muitos colocam muito mais água que acaba esfriando. Pense na energia consumida no aquecimento "inútil" desta água.
A água seguirá ali, esfriando, pronta para outro aquecimento ou uso, o que quero economizar é a energia, seja elétrica ou gás.
São atitudes pequenas que ajudam a preservar o entorno e o entorno do entorno, chegando ao planeta.
 

Dedos queimados II

Só para constar, o acidente não foi no local de trabalho, pois lá usos EPIs. Foi cozinhando.
Acidente doméstico.

Dedos queimado

Finalmente a vida volta ao normal. Depois de vários dias com a mão direita limitada, fruto de uma bela queimada em todos dedos, a vida parece encaminhar para a normalidade.
Merecia ter ficado de molho, preservando a mão do ambiente de laboratório. Como estou de transferência, tinha que trabalhar, pois é de meu interesse pessoal mudar-me rapidamente. Foi uma semana de muita ajuda. Conseguimos fazer tudo.
Não apelei para a fita crepe para os curativos, afinal as feridas precisavam respirar, senão....fita crepe.
Poderia deixar de dizer mas, nesta semana que passou, meu sovaco esquerdo andava menos limpo que o direito. Menos limpo. Todos conseguem usando a mão esquerda limpar o sovaco esquerdo... ou não. Eu consigo, mas só me dei conta disto nesta semana, é limitado mas não impossível.

Gol da Marta

O mais incrível do gol da Marta (a grande camisa 10 da seleção brasileira de futebol. De futebol, ponto, reduzir ao universo feminino é preconceito) foi escapar do longo braço que a americana lhe estendeu.
Que golaço.
Dizem que a grande novidade em produto esportivo é a camiseta 10 da seleção brasileira SUADA!
Na verdade a grande diferença entre a seleção masculina e feminina é que a segunda termina seus jogos suando!
Domingo dia 9 levantarei cedo para ver a grande final com a Alemanha.

Wednesday, September 26, 2007

Sacolinhas X Papel Higiêncio

As sacolinhas de plástico para embalar mercadorias são as vilãs do momento.
Com toda razão, existem alternativas, reúso, outros materias como sacolas de pano, uso de caixas,... As produtoras pesquisam e prometem alternativas biodegradáveis.
As pessoas atacam as sacolas com razão.
Poucos se lembram que outro material residual, de volume considerável, de uma casa é o papel higiênico.
Calculem quanto de sacolinhas e quanto de papel higiênico sai de sua casa.
Pode ser em volume. Alguns não notam quanto sai de papel higiênico pois este "some" no vaso sanitário. Então verifiquem quanto de papel higiênico entra na sau casa. Quanto rolos?
O papel higiênico vem de árvores e as indústrias de celulose já foram vilãs em muitos acidentes ambientais. Ele vem da silvicultura, de plantações imensas de árvores que ocupam áreas enormes, consome muita água,... Tá certo que fixam carbono, mas a que custo. Custo de uma monocultura que entre outros aspecto causa a monotonia das paisagens.
O que fazer? Pense nisto enquanto estiver sentado no trono, prestes a usar mais uns metros de papel para a higiene íntima.
Ia esquecendo o papel higiênico pode ser compostado, desde que separado do resto.
E não coloque recicláveis no lixo do banheiro. Tem gente que mistura o tubo de xampú, lavadinho, com papéis carimbados com fezes, urina e/ou sangue.
 

Silvicultura, tabaco e biodiesel.

Do jeito que a coisa anda no RS teremos nos acostumar com novas culturas.
Em certas regiões a área destinadas a silvicultura, fumo e oleoginosas superará a área destina a produção de alimentos.
Teremos que aprender a mascar folhas de eucalipto feito os coalas.

Tuesday, September 25, 2007

Alambique

Ando procurando parceria para montar uma cachaçaria.
A idéia é juntar umas dez pessoas que curtam aguardente e montar uma espécie de cooperativa.
A idéia é investir num destilador, em tanques de fermentação e, quem sabe, numa moega para a cana.
Num futuro se poderia pensar em produzir cana de açucar, mas no começo se compraria.
Uma vez fermentada e destilada, cada "sócio" receberia uma aliquota. Quem quiser guadar em barris de grapia, carvalho,... que o faça em casa.
Eu entraria com parcela e trabalho, se bem que a idéia seria todos sócios envolverem-se no processo. Uma destilada poderia ser acompanhada pelos sócios, um churrasco e umas cervejas.
Avaliado o custo de produção de cada temporada, as pessoas receberiam o investido em cachaça, excedentes poderiam ser vendidos para investimento, ampliação.
Já tenho alguns interessados, pode ser uma boa brincadeira.
Digamos que o investimento inicial seja de R$ 380,00 (um salário mínimo) e o custo seja de R$ 1,25 o investidor receberia 300 litros (ou seja, dos "primeiros" 3000 litros ele ganharia 1/10)
Tenho idéia de custos iniciais. Ainda tenho que ver custo de matéria prima e gás (para destilação).
Tenho que refinar a manutenção, pois alguma coisa deveria ser vendida (50%? 25%?).
É uma idéia. Tem até empresa interessada, para guardar em barris de carvalho e em 5 anos ter uma cachaça tipo exportação para brindar no fim de ano.
É uma idéia. Alguêm?

Orgulho

O orgulho que um pai sente por seu filho roça o ridículo. As vezes nos orgulhamos por coisas que outros acham idiotas. Tenho uma teoria que este orgulho de pais pelos filhos é das energias mais positivas do planeta. Cada vez que vejo um pai exaltando seu filho sei que presencio um momento de felicidade.
No dia a dia os pais se orgulham anonimamente de seus filhos. Muitas vezes devemos frear o ímpeto de elogios para não criar seres prepotentes. Achar o equilibrio é tarefa difícil mas compensadora.
Sou um pai babão, exercito os elogios e as críticas.
Neste final de semana aconteceu algo simples, bobo, mas que são sintomas do bom caráter que desejo e tento ajudar em moldar.
O piá foi a cozinha, voltou para sala para brincar e quando eu passei por ele:
- Pai, me da uma bolachinha? É que eu vi que tem e eu queria comer uma.
Chegando na cozinha vi uma cadeira junto a geladeira. Ele poderia ter pego qualquer dos pacotes de bolacha. Ele tem liberdade para isto, mas sabedor que existe limites de quantidade e horários, ele decidiu me pedir. Simples. Bobo, mas para quem está educando uma criança de 7 anos é a oportunidade de saber que o caminho está sendo seguido.
Ele ganhou a sua bolachinha, pediu outra, na terceira pedi que parasse, que comesse uma banana. É o meu orgulho, sempre.

Monday, September 24, 2007

Não confie

Conheci um cara que desconfiava muito da alemoada. Era um "pelo-duro" no meio de uma comunidade germânica. Com tempo ele me contou que tinha um critério "técnico", fruto de suas impressões, onde não se devia confiar em pessoas que possuissem nome, ou sobrenome, com mais de quatro consoantes seguidas. Lembrei dele hoje.

Na vinda de Sta Maria fiquei cercado por leitores do livros: QUANDO NIETZSCHE CHOROU de IRVIN D. YALOM
A sra. ao meu lado e o sr. do outro lado do corredor, leram o livro avidamente nas 4 horas de viagem. Fiquei curioso.
Vi, de revesgueio, que o Freud participa do livro.
 

Básico

Sou muito básico para vestir. Sou fã das camisetas brancas Hering e calças jeans de grandes lojas.
Minhas calças sempre estão na moda, pois trabalhando num laboratório sempre algum ácido ajuda a "customizar" minhas roupas.
O avental protege dos joelhos para cima.
Nos finais de semana gosto de usar bombachas e alpargatas.
Não sei usar abrigo esportivo. Já fiz várias tentativas, não me sinto bem.
Ando tentando aprender a usar boné ou chapéu, a insolação anda cada vez mais forte. Além de mim tenho que dar o exemplo pro filhote.

"Pássico"

Uma das diversões da família é falar em colonês, "tialeto" onde reforçamos nossa origem germânica, trocando p por b, b por p, r por rr e rr por r, t por d, entre outras. Só quem vive numa região de origem alemã entende.
A cerveja Bohemia vira Pôhemia, já a Polar vira Bolar.
A brincadeira evolui para uma lista, a COLONET onde o idioma "ovicial" era o Colonês. A lista "moreu". Depois tentei manter o dialeto como um blog, na verdade foi uma resposta ao blog de amigos da POANET (saudosa lista que participei nos anos 90).

Sunday, September 23, 2007

Revisão

Dificilmente reviso ou corrijo os textos do blog. Eles saem assim, como um ... um peido. Pum e pam, quando fede muito eu ligo o exaustor e passo um aromatizante.
 

Tempo bom

pra sapo, peixe,... pois só choveu.
Um dia quase que exclusivo em casa. Só saí para comprar as fichas e buscar o almoço: risoto e galeto de igreja.
Muito bom. Passamos o dia sem fazer nada, vendo filmes, jogando, brincando, comendo,... sem nenhum sentimento de culpa. Como é bom estes finais de semana caseiros.
Na limpeza de armários notamos o quanto Gabriel cresceu, duas famílias irão herdar suas roupas e brinquedos. Tem roupa comprada em fevereiro que já não serve mais, bom o que se poderia esperar de uma camiseta comprada por 2 euros (6 pilas), encolheu, sorte de alguem mais miúdo.

Saturday, September 22, 2007

Oraganização de brinquedos

Sete anos de aniversários, natais, páscoas, dias da criança, ser filho único, ser neto único do lado paterno e ter uma mesada gasta em quilos de Hot Wheels e Matcbox, faz com que a cada ano uma faxina deva acontecer.
Já são quase 3 horas tentando organizar os brinquedos. Tentativas de descarte são abortadas por ser o exato brinquedo que ele procurava.
Mesmo assim, alguma coisa será doada. Pouca coisa.
Para organizar muito sacos e caixas.
Um belo exercício ao som de Dr. Feelgood e The Byrds.

Friday, September 21, 2007

Suicidio

Toda sexta é aquela espectativa: quem sentará ao meu lado no bus? Na verdade pode ser do lado de quems entarei, pois a pessoa pode já estar abancada.
São quatro horas de viagem. Tem semanas que prefiro um ser silencioso. Noutras prefiro um ser falante. Sempre prefiro uma mulher bonita e cheirosa, que a patroa não leia. Existe a máxima, posso olhar, nunca tocar. Cheirar acho que faz parte do permitido, nem vou perguntar.
Hoje sentei ao lado de uma sra.. Ela carregava uma sacola de livros. Dei uma cochilada, escutei Eric Clapton lendo o jornal, fiz umas anotações. Com o canto do olho vi que ela lia anotações e estatísticas sobre suicídio.
Dias atrás discuti o assunto numa lista que frequento. Ali no meu lado estatísticas atuais lindas, belos gráficos, por idade, região, estado, método,... pensei que morbidez.
Justo quando passávamos pelo Rio Taquari a sra. perguntou-me sobre o nome do rio. Foi a deixa para uma bela e mórbida conversa.
Ela vinha a Santa Maria para uma palestra e se preparava. Justo quando passamos pela entrada de Venancio Aires comentei que era o município onde, anos atrás, era a maior taxa de suicídio per capita do mundo.
Ela não acreditou, afinal era um leigo. Contei que a taxa já superara os 35 suicidios por ano por 100.000 habitantes e que a razão indicava ser oa agrotóxicos do fumo.
Ela duvidou. Comentei que possuia artigos científicos e de uma revista popular de ciência e que poderia enviar a ela.
Ela me pediu que enviasse assim que pudesse e que seria muito grata se eu enviasse ainda naquela tarde.
Expliquei que a descoberta do assunto e interesse, surgiu quando dei aulas de Gestão Ambeintal para alunos de curso técnico (agricultura, zootecnia e agroindustria). O assunto reforçava o despertar dos cuidados dos alunos frente a agrotóxicos.
È conhecido os problemas de "nervos" que a comunidade alemã, especialmente das regiões de produção de tabaco, possuem.
Mandei os artigos. Imediatemente ela agradeceu. Agora a pouco ela me escreveu, imediatamente após sua palestra. Agradeceu imensamente o material que envei e a sorte de ter conversado.
Confessou-me nunca haver imaginado que, numa conversa de ônibus ,poderia descobrir um elemento tão puntual de um assunto que iria palestrar. Convidou-nos (lógico que falei da família) para jantar. Declinei pois imaginei que seria interessante ela confraternizar com seus pares e anfitriões.
 
A taxa de suicidio da região de Venâncio Aires é similar a da Rússia pós queda do muro, ganha do Japão.
Links> http://pt.wikipedia.org/wiki/Suic%C3%ADdio (procurar a referência do Brasil)
Tinha uma cópia da revista Galileu (xerox) sorte que achei este link para enviar. Alem disto enviei artigos que recebi de um psiquiatra.
 
 

Se

a cada SPAM que recebo, em que me oferecem para aumentar meu pênis, este crescesse 0,01mm, eu estaria com o mesmo arrastando pelo chão.
E olha que eu tenho mais de metro de perna.

O desfile do 20 de setembro (2007).

Renovei a carteirinha da FUNAI, eu fui no desfile de 20 de setembro na Av. Beira Rio,
Pronto.
Encarei a chuvarada, pilchado, mas coberto com um guarda-chuva ggg.
Belo desfile. Testemunhei algumas cositas.
1) A maior parte das viaturas do desfile, policias, brigadas, ... tinha seus motoristas e acompanhantes SEM o cinto de segurança. Só a turma da EPTC respeitou, mesmo assim uns dois andavam sem. Também é completamente desrespeitado a proibição de andar pessoas nas carrocerias, vi oficiais encima delas. Pode ser um desfile, mas é a hora de dar exemplo.
A diversão do meu entorno foi gritar:
- Cinto, olha o cinto, para as autoridades.
 
2) Gaúdério vem andando no seu pingo quando alguem lhe pergunta:
- E daí? Chimango ou maragato?
- Dos dois lados.
Ao que comentei:
- Bah! Um gaúcho dos dois lados desfilando, depois correm a relho aquele viado de Pelotas.
Ao que o gaudério respondeu:
- Faaaaca.
- Cuidado que muitas facas cortam dos dois lados.
 
Apesar de tudo valeu a pena ver o desfile. Repito no ano que vem, com filho e patroa.

Tuesday, September 18, 2007

PHOTOS

Tiramos muitos "retratos" da festa. Além disto a recreacionista sapecou umas fotos da gente. Depois o primo bombardeou-nos de flashes.
Com calma verei alguma que resuma... algumas. Na verdade serão muitas.
 
Esta foi mais uma blogagem simultânea. Aqui e lá. Lá e aqui.

Blogagem simultânea

Sete anos desde o nascimento. Mais uns 8 meses de vida intra-uterina, desde um janeiro de 2000 a vida não é mais a mesma. Ela é muito melhor, impossível de dizer quanto.
Na noite de hoje a congregação com 15, dos 25 colegas de aula, foi ver o carinho recebido, as parcerias que se formam e testemunhar o recebimento do primeiro bilhete de amor é de engasgar. Foi ver que o filho é querido além das fronteiras do lar.
Reproduzo texto do bilhete recebido que resume a admiração, nada secreta, de uma colega e que resume o sentimento que a família sente por este guri:
"Eu te amo e voce mora no meu coração". O coração estava desenhado.

Esta gurizada anda muito precoce, vai dizer.

Sunday, September 16, 2007

Aniversário D'Eles

Hoje seria o 83º aniversário do meu pai.
Amanhã será o 7º aniversário do meu filho.
Eles não se conheceram pessoalmente, mas sei que o vô vigila pelo neto.
Felicidades para todos nós.

Saturday, September 15, 2007

Moral, ética, inteligência,...

Não sei se me choco mais quando questionam minha moral ou minha inteligência.
Moral eu herdei, junto com um código de ética forte, de meu pai, é algo que exerço a cada ação.
Já a inteligência é algo limitada, em crescimento. Conhecimento técnico não considero inteligência, é parte dela.
Assim quando ambas são questionadas não sei qual delas me afeta mais, uma por ser tão entranhada (moral) ou outra por ser tão limitada.
Nesta semana tive ambas questionadas. Por horas pessoas me avaliaram como anti-ético. Quando soube os rumos que uma conversa tomou e como foi interpretada, me arrasei.
Pessoas me julgaram sem ouvir minha versão, pessoas me viraram a cara sem saber como agi.
Quando tive a oportunidade de contra o acontecido e ter estas versão confirmada pelo interlocutor, as coisa se ajeitaram, mas um estrago estava feito.
Minha inteligência foi questionada e posso resumir numa expressão bem popular: eu nunca cuspiria no prato onde comi.
Apesar do choque acabei exercitando a tranquilidade, do primeiro impulso de exigir retratação, acabei relevando por achar que quem quiser pensar sujo é porque tem a mente suja.
Interessante que quem eu julgava ter um bom caráter e ser amigo se confirmaram, bem como os mesquinhos. Vi que meu sistema de julgamento é correto.
Não sou santo, mas também não sou um diabo.
A grande lição que aprendi: quando surgir uma oportunidade única, esperada, desejada, que lhe aparece de sopetão, aceite-a simplesmente. Diga um sonoro SIM.
Horas, dias depois, preocupe-se com os projetos em andamento, como os compromissos atuais, foque a resposta no desejo, na conveniência, na vontade. Seja egoísta. Depois que a ficha cair preocupe-se em ajeitar sua saída.
Eu fui considerado um pecador por me preocupar em finalizar certas coisas, coisas que estavam atrasadas por problemas "mecânicos", quis colocar um passivo em dia e me ralei.
Na verdade não me ralei, pois a proposta seguiu e eu tive a chance de conhcer certas pessoas, a confirmação dos de bom caráter elevou o grau de amizade e simpatia que sentia. Os que me viraram a cara e entenderam o contexto e voltaram ao meu convívio seguirei tratando-os da mesma maneira correta de sempre. Agora os que seguem na sua mesquinhez, bah, apesar de tudo tá sendo divertido conviver com eles. Nota-se na linguagem corporal sua revolta, nunca darão seus braços a torcer.
Como é bom sair de um lugar com a cabeça erguida e lá de cima ver os canalhas baixarem as suas de vergonha.

Wednesday, September 12, 2007

Stress

Uma das causas da troca da capital pela colònia será este excesso de ruidos.
Não aguento tanto sabiá, bem-te-vi e o galo da Travessa da Paz me acordando cada manhã.
Isto que nem falei das alvoradas com cornetas do Colégio Militar de POA e as aulas de ballet nas tardinhas.
Quero paz. A colônia me espera.
Falando nisto eu tinha reservado um blogspot chamado COLONET e até tinha me esquecido.
 

Uns 120 km para oeste.

A volta para a colônia. A volta para as origens. Um passo de 120 km para o lar. Só falta outra pernada e estarei em CASA.
Demorou 21 meses e um dia para receber o convite.

Sunday, September 09, 2007

The Police

Ontem a Patroa (jeito gaudério de se referir a esposa) assistia um seriado, me chamou e me pediu carinhosamente:
- Quero um CD com este tipo de música.
Era Sting bem ao seu estilo The Police.
Fui no depósito de músicas e baixei algumas coisas. Hoje o dia está sendo ao som do The Police.
Uma boa trilha sonora para um dia ensolarado mas nebuloso.
Nebuloso por conta de uma doença em familiar muito próximo. É a vida, pelo menos que a trilha sonora seja agradável.

Mapeando filmes

Por trabalhar em mineração acaberi convivendo muito com geólogos. Nestes anos acabei conhecendo muitas "peças". No RS "peça" é a designação para figuras exóticas ou exageradas.
Um deles gostava de mapear os filmes, verificando se o entorno geológico conferia com a localização do filme.
Nos "farwestões", os faroestes (far west) do meu pai, eram prediletos deste amigo, afinal muitos eram gravados na europa (Espanha) e a geologia da Andaluzia nada tinha a ver com o centro e oeste americano.
Eu muitas vezes me divirto vendo aberrações químicas nos filmes, mas sobrevivo, licença poética.
Imagino que na área médica seja pior. Vivemos um excesso de filmes médicos, seriados e emergencias de todos tipos, onde até eu noto exageros e erros.
O que mais me chama atenção é a maneira como médicos, legistas e peritos criminais tiram suas luvas após analisar mortos e coisas contaminadas.

Alquimistas

Sou alquimista por vocação e químico por profissão. Antes de prestar vestibular pensava em ser geólogo, o buscador das matérias primas da transmutação. Optei pela química e acabei tendo a sorte (destino) de ter meu primeiro emprego numa mina de ouro. Ali extraí muitos quilos do vil metal. Muitos quilos de ouro, que descansavam no solo, receberam forma (vida?) nas minhas mãos.
Acabei casando com outra alquimista, colega de universidade, hoje divido espaço com uma pesquisadora de novos compostos, de plantas medicinais. A alquimia da vertente chinesa, da busca de curas, de brebages, de elixires da longa vida.
Ela orgânica, eu inorgânico, o fruto um alquimista de chuveiro, que misturas águas limpas e ensaboadas para suas msituras explosivas, preparação de mares espumantes para sua frota de piratas de brinquedo. Conforme ele é o bolatório, onde ele bola seus compostos.
Adoro ler sobre alquimia, sobre sua possivel origem árabe, mas com sua forte pré-história grega. Da alquimia chinesa e as sutis diferenças da alquimia "ocidental". Gosto do palavreado técnico, da descoberta dos elementos, compostos, dos equipamentos.
Gosto de conhecer os antigos alquimista, da Maria (do Banho-Maria), enfim, gosto da minha profissão.
Hoje sou químico ambiental, busco melhorar o mundo, transmutá-lo, sei que nunca poderemos voltar para as origens, nada volta ao original, senão morrerríamos no parto, ou na concepção. Devemos buscar o equilíbrio, evolução sem degradação, o que é difícil.
Por enquanto tento melhorar a minha volta e planto a semente no meu alquimista de chuveiro, afinal será ele quem usufruirá este planeta.
 

Saturday, September 08, 2007

Música pegajosa

Gosto de ouvir El Chaval de la Peca (o Cara da Pinta). El Chaval na verdade é Marc Parrot, um cara nascido em 67. Antes de se transformar no Chaval Marc gravou vários discos. É um baita intérprete e compositor, mas os retoques na suas recompilações são especiais.
 
A música que "grudou" é Échale Guindas al Pavo, a música faz parte do cancioneiro popular espanhol, porém com um releitura bem pop do Chaval.
A música é cheia de trocadilhos onde pavo se pode entender como "parvo" e pava pode-se entender como "paja".
Sou fã do Chaval e suas versões de músicas clássicas espanholas. Alguns categorizam suas versões como Cutre Music, algo como Brega Music.
 
Guindas são cerejas um pouco amargas, porém já ouvi que seriam "parentes das guidillas, espécie de pimenta. A expressão "echar guindas al pavo" é como "echar margaritas a los cerdos" *jogar margaridas aos porcos, quer dizer desperdiçar algo com alguem que não aprecia o algo.
 
Pensando bem, no universo blogueiro se "echa mucha guindas a los pavos", se dá atenção a quem não aprecia, na verdade não aprecia quem se dá atenção. Alguns pensam estar acima de tudo, por isto economizo minhas guindas e margaritas.
Se echa muchas guindas a los parvos (aos pequenos, de espirito).
 
 

Friday, September 07, 2007

Aula de Bostezo

Além de escutar os chatos, ler chatísses também provoca bocejos.


Tá, chega!

O sono me pialou, nunca mais sestearei as onze da noite, nem depois de uma única taça de vinho da janta.
Falando nisso, sou só eu que sinto sono com uma taça de vinho ou um copo de cerveja?
Se não tomo uma segunda, terceira, quarta, quinta,... enésima taça o sono me piala.

A insônia tá passando

Acabei de bostezar. Calma, baixou um exú-calavera castelhano peláqui, bostezar é bocejar.
Nestes últimos dias andei mostrando Porto Alegre a um afilhado. Ele anda buscando estágio, BEM remunerado, na área de design na capital. Levei-o em bares de diversas arquiteturas, decorações e freguesias.
Foi na Lancheria do Parque que tomamos a cerveja mais gelada, melhor custo-benefício. Ele preferiu bares da Lima e Silva, pelas frequentadoras, mas publicamente não posso concordar, vai que a tia dele leia o blog do marido e não goste.


Mas que tem mulher bonita na noite poalegrense isto tem, ui... acabo de levar um cascudo.
Não sabe o que é um cascudo? Sorte tua.

Ahh! É quem souber de um estágio na área de Design de um toque: el.mahai@gmail.com
A família agradece.

Piração

Ficar sem inspiração é fácil, transpiração já é complicado, tenta ficar sem respiração para ver o que é bom.
Bah! Que piração.

Insônia

Depois de ter sesteado a tarde, "cochilado" das 23:00 hs até as 00:30 hs, bateu uma insônia aqui que tá me dando o maior sono.
Vou dormir para esta tal de insônia passar.

Tiro no pé

Muito se comenta da campanha do Estadão "contra" os blogueiros.
Alguns dizem ser "tiro no pé".
Eu entendo de tiro no pé, uma cicatriz, a radiografia e o chumbinho que levou 4 horas numa mesa de cirurgia para sair, são as testemunhas do fato.
De tiro no pé, eu entendo.

Olha pai, mais uma rainha.

Filho observa tudo, devemos controlar certas falas.
Fomos assisitir ao desfile militar em Sta Maria, uns 2000 praças desfilaram pela Av. Medianeira, seguidos por cavalarianos de muitos CTGs.
Impressionei-me com a beleza de certas militares de um batalhão, A patroa achou estranho meu interesse em fotografar umas 60 militares. Se bem que beleza-beleza eram duas ou três.
Lá pelas tantas estranhei umas faixas coloridas, algumas parecendo um arco-iris, no peito de praças que ficavam a frente de batalhões.
Faixas largas, do tipo "misse" com cores fortes, roxas, amarelas, listradas,... nunca antes havia percebido estas faixas.
Comentei com a patroa, deve ser a miss do batalhão. A rainha do pelotão.
Não deu outra, no pelotão seguinte o piá:
- Olha pai, mais uma rainha!
A mãe se assustou, já ouvi:
- Viu no que dá estes comentários.
Desconversei e disse que chamara de rainha a moça do pelotão feminino. Que aquele era um rei.
Definitivamente devemos cuidar as prosas perto dos filhos.

Thursday, September 06, 2007

Caminhador

Sou um ser caminhador. Evito ao máximo uso de carro e mesmo ônibus.
Meus colegas ficam impressionados pelos percurssos que faço, as distâncias e tempos que caminho.
Quando dentro de ônibus fico impressionado com alguns passageiros, descem em duas paradas, que tranquilamente poderiam ser percirridas no tempo de espera do ônibus.
Gosta de caminhar, dizem ser saudável, se aprecia melhor as paisagens,... é mais perigoso e além do bonito (arquiteturas, Elas,...) acaba-se vendo de mais perto as mazelas da cidade.
Já escrevi isto e não custa repetir, Porto Alegre tem um exército de mendigos dormindo nas suas ruas, para um caminhador é muito triste.

Tuesday, September 04, 2007

O Carancho

Carancho é uma ave. Uma pesquisa rápida no google me confirma o que sabia, porém com nomes mais frescos. É um tipo de falcão. Um falconídeo ou seja da ordem dos falconiformes.
Achei dois nomes científicos: Caracara plancus e Polyborus plancus.
O Carancho que queria falar é um funcionário que trabalhou comigo na década de 80.
Uma pessoa de origem humilde, era Operador de Processamento, nome pomposo de quem trabalhava no meu setor.
Pois a cada semana, quando eu tinha uma idéia de melhorar o trabalho o Carancho começava:
- Isto não vai dar certo. Não vai funcionar. Não vai dar certo.
A mesma ladainha irritante.
Lá pelas tantas ele finalizava:
- Isto não pode dar certo, se der certo a gente sempre terá que fazer isto.
Na verdade a dúvida era a maneira de secar uma melhoria. Na maior parte das vezes a mudança era para melhorar e/ou diminuir e/ou dar maior segurança aos trabalhos.

UP! Between

Dois causos de "inglesadas" de conhecidos meus:
Trabalhei com um eng. mecânico que nos anos 60 (recém formado) estagiou nos USA.
Trabalhamos juntos numa mina de ouro e recebiamos muitas visitas. Um dia meu colega convidou um visitante para entrar com diversos e sonoros:
- Between! Between!
 
Este causo me foi contado, conheço de vista o protagonista.
Num cruzeiro pelo Caribe, num daqueles barcos enormes de diversos andares, a pessoa ia entrar no elevador. O acensorista indicou que o equipamento subia levantando a mão e dizendo:
- UP!
Ao que foi respondido por um sonoro cumprimento:
- OOOOPA!
 

Simpsons

Fui assistir e não gostei. Achei Duro de Matar 4.0 mais divertido.
Gastei os mesmo 4 pilas para assistir na tela grande. Uma e outra piada crítica legal.
Interessante ver a EPA (Agência de Proteção Ambiental americana) tendo tanto protagonismo num filme.

Monday, September 03, 2007

GATIL

Descobri somente hoje, gatil é o "canil" dos gatos.
Minha vida não será mais a mesma.

Sunday, September 02, 2007

Ecologia

Descobri que para alguns a ecologia é o eco de suas idéias. Quando se discute, se apresenta outra face ou enfoque de um problema ambiental, que não faça eco ao escrito ou dito, alguns não querem escutar.
A verdadeira ecologia deve ser debatida, questionada e, até, duvidada.