Wednesday, October 31, 2007

Movimentação

Fiquei impressionado como os Chilenos se movimentam. Domingo pela manhã e ruas e metrô estão cheios. Na cidades menores micro-ônibus circulam intensamente.
Gostam de rua. Gostam da calle.

Queimadas

Hoje ando vestindo uma camiseta que trouxe do Chile. É simples, a palavra Chile, escrita num verde-amarelado, sobre um pano verde escuro. Na letra I se forma uma araucária.
Lembrei de um dos passeios, onde vi que o governo incentivava o cuidado na queimadas. na hora achei estranho, se há incentivo de cuidado é porque é permitido. Así és. Pode-se queimar restos de culturas no Chile, mas com muito cuidado.
Interessante.

Chilenadas

Tinha/tem muita coisa para escrever sobre o Chile.
O país cujos pontos cardeais são norte, sul, Pacífico e Andes.
A brincadeira é pela forma de tripa, pois a largura do Chile é maior que muitos países do mundo.
Qualquer hora escrevo mais sobre Chile, agora tenho que organizar umas fotos. No final de semana já está marcado uma sessão de quiche com vinho Trio da Concha Y Toro.

Tuesday, October 30, 2007

Pica-pau chileno

Achei nas altitudes de Chillan. Bico de vídia, para romper cascas congeladas.
Outro destaque da foto, Los Ñirres, começar uma palavra com ñ ou nh é de matar.

Pisco

Fui ao Chile, já falei de vinhos e cervejas, ia me esquecendo de falar da bebida típica do .. Peru.
Há controvérsias, o Pisco não teria origem chilena e sim peruana.
Uma discussão boba para um consumidor, importante culturalmente, desde que não saia tapas.
Tomei pisco nos diferentes formatos, graduações e apresentações. Pisco Souer o mais típico foi o aperitivo mais comum.
Destaque para a Vaina, um aperitivo que caiu no gosto de Ioko. Não saimos seguros se a vaina é chilena ou mexicana. Azar dela, da Vaina, pois é muito boa.
Logicamente que como bom turista consumista trouxe garrafas de pisco. Qualquer hora destas provaremos a confecçãod e Pisco Souers por aqui.

Má Pô Chê!

Senti uma leve brisa de ironia quando a patroa comentou que eu chamava tudo de Map*ch*.
Na chegada ao aeroporto perguntei se o hotel ficava perto do rio Mapocho. Por Chillan ouvi sobre a cultura Mapuche. Descobri que o Che tem o mesmo significado do outro lado dos Andes: pessoa/gente.
Em Quechua o Chê gaúcho é como hombre, em castellano.
No Chile tambem, Mapuche é o grande grupo, outros Ches formam o "estado" Mapuche, gente do oceano, das montanhas, do norte, do sul, do vale,... A la putcha tchê. Tenho que reperguntar ao meu novo amigo chileno, que me deu uma aula sobre a cultura Mapuche. Felipe, um chileno de Temuco, formando de agronomia, parceiro de congresso.

Monday, October 29, 2007

Cal y Canto

Será que eu já sabia?
Pode ser, mas então eu tinha esquecido, cal y canto é uma técnica de construção, onde se usa clara de ovos para dar liga com cal.
Lembro de clara de ovo para fazer gesso, engomar roupa mas não lembrava de seu uso como liga para contrução civil.
Haja galinha e cloaca para construir pontes, adegas,...

Mote con Huesitos

Dizem que é uma bebida refrescante, pode até ser mas é um atentado contra o apetite. Que bebida mais doce!!!
É um punhado de milho, com uns dois pessegos e seu suco.
Os huesitos são a semente dos pessegos.
Tomei, gostei, mas me fez perder o apetite.

Carabineros X Pitt Bulls

Achei interessante: traficantes chilenos treinam cães para atacar os carabineros.
Vestem pessoas com roupas parecidas aos carabineros que maltratam os cães, rottweilers, pitt bulls,... estas racnhas "tranquilas".
Quando há batidas soltam a bicharada que vai atrás dos verdinhos.
Na semana que estive por lá um cão quase castrou um carabinero.
Côsa de lôco.

Palta II

Alguem, não sei quem, me indicou que comesse um cachorro-quente em Santiago.
Os puristas poderam achar um sacrilégio comer um hot-dog numa viagem. Azar deles. Depois de ótimos alomços e jantas, chega uma hora que o corpo pede um sanduíche.
Achamos um local muito requisitado: é ali.
A patroa pediu um com palta, o meu vinha sem palta. Na hora de receber o pedido uma chileninha me pergunta se eu sei o que é palta.
Respondo que não e na mesma hora aceito. Inversão de cachorros quentes. Já imagino que a patroa não gostará. O meu, mais tradicional, foi rapidamente aceito na troca.
Achei muito legal a preocupação da atendente, notou minha estrangeria e se preocupou em saber se eu sabia o que havia pedido.
 

Palta

Brasileiro usa abacate como doce, quiça das melhores sobremesas do mundo, meu mundo, seja creme de abacate com suco de laranja E limão. Tem gente que prefere um ou outro, eu encaro todos.
Abacate como salada é mundialmente conhecido, quem sabe seja a visão normal desta fruta.
Eu gosto, já provei de várias maneiras, porém o Chile me apresentou uma nova maneira: no cachorro-quente.
Junto com maionese fica muito bom. Dificilmente terei companhia neste manjar, mas no próximo "perrito caliente" que fizermos lá em casa, deixarei PALTA a disposição. Palta é o abacate macerado.

Quero-quero

Andava eu por uma daquelas coxilhazinhas mais altas do tal de Andes, quando escutei um grito típico.
- A la putcha, tem quero-quero no tal de Andes!
Perguntei aos amigos chilenos, como se chamava a ave. Recebi quatro respostas, já confirmei toda no São Google, rogai por nós pecadores:
Treile
Queltehue
Tero
Teru-teru
Pesquisando mais achei outros nomes.
Perguntei se havia algum tipo de João-de-Barro, vulgo Hornero na Argentina e Uruguai.
O pessoal não conhecia, ficaram maravilhados com o pássaro pedreiro.
Acho que os horneros argentinos não aguentarm uma subida pelos Andes. Ou o barro chileno tem pouca liga. Vai saber.

Trio

Sou grosso, da colônia, tomo desde vinho colonial até os que amigos mais refinados me oferecem. A cada ano me bandeio para Rivera e compro vinho por ali, estoque que dura uma estação. Nem sempre, as vezes reforço nos supermercados com produtos nacionais.
Aceitamos o convite de um argentino, professor da Universidad de Chile, e fomos visitar Concha y Toro em Santiago do Chile.
Visita comercial que recomendo. Um belo lugar e uma bela estrutura e roteiro. Uma guia divertida nos proporcionou boas duas horas pela vinícola. O passeio começa com a apreciação de um vinho branco (Terrt, passa pela casa familiar, vinhas, um Carmenere e a ínteressante história deste vinho, termina na adega e no Casillero del Diablo, sua lenda e uma belo efeito del vigilante Diablo.
No final mais uma prova do vinho Trio, uma combinação de Merlot, Cabernet e Carmenere.
Na saída a compra de um par de trios, outros vinhos e quinquilarias.
Nunca imaginei que uma misturinha ficasse tão boa. Eu recomendo.
Trio Concha y Toro.
 
PS.: Trouxe outro Trio, Branco: Chardonnay, Pinot Gris e Riesling. Este ainda não provei.

Chineladas

Ou seria melhor Chilenadas?
Depois de uns 9 dias de Chile voltamos. A partir de agora deixarei algumas impressões sobre este país "quase vizinho". Não é um vizinho lindeiro, do lado, afinal tem uma argentina no meio e para chegar ao Chile o muro é bem alto (Andes).
Gostei da viagem, conheci Santiago, Valparaiso, Vina del Mar e Chillan (Termas de Chillan). Posso dizer que gostei, muito, mas será dos locais que dificilmente voltarei para turismo. Aos locais citados, o sul do Chile (região dos Rios e Lagos) e o norte estão na laça de mira turística.
O povo muito tranquilo, beira o submisso, pelo menos foi esta impressão que tive. Quando se tenta debater e questionar, tivemso que faze-lo com a organização de um evento, a resposta mais comum é "asi es". Ou seja, é assim e ponto.
Possivelmente tenha sido a saída mais grastronomica que já fizemos, eu e a patroa. Desta vez o piá ficou em casa de avós.
Boa comida, preço justo, boas cervejas (provei muitas) e ótimos vinhos nos acompanharam em todas jantas e almoços. Cafés da manhã interessantes. Um reencontro con Tunas, frutos de um tipo de cactus que se encontra aqui no Brasil.
A partir de hoje, Chilenadas, impressões de um caminhante pelo Chile. Sim, usei chinelos pelo Chile, afinal usufrui de uns dias nas Termas de Chillan, pelo que entendi um paraiso de turistas brasileiros no inverno. Segundo uma guia local, demasiados brasilenos en invierno.

Friday, October 26, 2007

Chile, Chillan,...

Jà sao 6 dias de Chile. Santiago e Chillan.
Os chilenos sao amistosos, fala mansa, um castelhano "aportuguesado" (em relacao ao da Espanha),... mas um povo feio. Ainda nao vi nenhuma de "parar o transito".
As cidades, fora Valparaiso, sao limpas, ordenadas. O metro de Santiago eh muito bom. As redes de trem e bus sao faceis, afinal estamos num pais de dois pontos cardeais, norte e sul.
Ontem subi uns 1000 metros, verticais, de Andes, fui ver umas fumarolas que alimentam as piscinas do hotel. Estes "geisers" tem temperatura proxima aos 100C, chegam no hotel a 45C para curtirmos piscinas a 37C. Uma delicia.
Amanha iremos a vinicola "El Casillero del Diablo".
A semana foi boa, com tempo deixarei outras impressoes sobre o Chile, sua culinaria e bebidas.
Adianto que comi muito bem, pescados e carnes, porem ja destaco um "perrito caliente" (Hot Dog) com palta, ou seja, com creme de abacate. Delicioso. Conhecia e curto muito o abacate como salada e creme salgado, mas coloca-lo num cachorro quente è delicioso.
Vivendo e aprendendo, sempre.

Wednesday, October 17, 2007

Balconista

Trabalhar num projeto chamado: Balcão de Licenciamento Ambiental Único (B.L.A.U.) faz de mim um balconista?
Até semana passada exercitava minha alquimia em bancadas de laboratório´. Da bancada ao balcão.
Alles BLAU! No Palcón de Lizenciamento Ampiental Uma-veiz.

Blog Action Day

Foi ontem, muita coisa legal foi escrita.
Pensei em escrever algumas coisas, mas uma viagem de última hora atrapalhou tudo.
Sobre o meio ambiente, ecologia, ambientalismo,... deixo uma mensagem:
É fácil ser ambientalista, difícil é abrir mão dos confortos conquistados.
É bom refletir sobre nosso estilo de vida, de cada um, lembrar que mandar uma mensagem na internet, postar algo num blog, ... custa energia, mesmo que virtual a blogosfera consome energia, muita enregia.
Será que todos estamos preparardos para abrir mão de certas coisas? De diminuir ritmos?
A teoria é bela, a prática muito difícil.
Eu tento diminuir, um exercício diário, árduo.

Alles Blau

Tudo azul!
Pois o Balcão Ambiental vai ter nome mais pomposo:
Balcão de Licenciamento Ambiental Único
Sigla BLAU, azul em alemão.
A expressão Alles Blau, tudo azul, quer dizer tudo bem, assim espero.

Sunday, October 14, 2007

E pode?

Desde o box Gabriel olhou o espelho do banheiro e perguntou:
- Pai que tá escrito ali.
A mãe deixara um recado escrito.
Lemos em conjunto e ele me pergunta:
- Por que ela escreveu ali?
Respondo qualquer coisa e ele me pergunta:
- E pode?
Digo que sim, que é o espelho dela.
- Com que ela escreveu?
- Acho que foi com lápis dela pintar os olhos.
- E pode?
Já começo a sentir a "maldade" nas perguntas.
Passa um tempo e ele me comenta.
- Aquela canetinha que tu escreve nos Cds, escreve no espelho?
A "maldade" estava se maquinando.
 
Esperamos, já avisei a mãe, nos próximos dias, um recadinho. Só espero que seja só no espelho.
Na verdade, espero a arte. Quero e vou fotografar.

Saturday, October 13, 2007

Chillán

Semana que vem iremos para o Chile. Uns 4 dias em Santiago, uma passada em Viña del Mar e Valparaíso. Turismo, trabalho e congresso.
Depois uns 4 dias em Chillán. Mais especificamente em Termas de Chillán. Vou para um SPA, depois dos Spavilhões da Oktoberfest de Santa cruz do Sul, vou me sparramar nas águas termais dos Andes.
 

Garçon

Agora a pouco fui verificar como ficou a barra de uma calça. Aproveitei e experimentei o casaco do terno que comprei hoje pela manhã.
O filho olha e diz:
- Pai, tu tá vestido com roupa de garçon.
 
Da sala uma gargalhada de um mãe sádica. Mãe não, foi a esposa sádica quem gargalhou. Isto que ela me ajudou a escolher.
 
Então fui escutar Reginaldo Rossi e seu Garçon:
 
Garçon, aqui nessa mesa de bar
......

Wednesday, October 10, 2007

Querendo cair.

Ontem foi dia da Terceira Idade na "QuitÔba" de Santa Cruz do Sul. Quem sabe seja por isto que fui.
Antes de ir fui buscar uma grana para o choppe&dança, foi quando passei por Ele.
Um senhor com uma nada discreta camisa vermelha, cor de sangue, que caminhava de jeito esquisito.
Pensei tratar-se de uma pessoa com problema. Chegando perto notei que era um caso de consumo excessivo de alcool. Ele caminha dormindo, quando os joelhos se dobravam ele despetava e dava mais alguns passo.
Não sei como ele não caiu, pelo menos não na minha frente.
Na Oktoberfest de Munique existe um pavilhão para os mais borrachos dormirem, tomarem uma glicose na veia ou por via oral. Acho que o tal senhor não deveria sair do parque naquelas condições.

Oktoberfest, uma veiz!

Apesar de sempre afirmar que não gosto, que não fui, que não irei, eu acabo indo.
Ontem encarei a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul.
Fui para acompanhar um colega que acaba de aportar em Santa Cruz. Outro parceiro para o Palcón Ampiental, uma veiz.
Ele chegou com desejos de Einsbein, joelho de porco.
Fomos, tomamos muitos choppes, demais para uma terça, e acabamos indo comer einsbein, salcicha bock, chucrute,... ou seja, tudo de bom. Tudo com grande capacidade fermentativa, o que faz o dia seguinte, hoje, ser um dia de muito cuidado.
Gases, diria Gabriel.
Muitos gases.

Saturday, October 06, 2007

Colonet

Vou reativar a COLONET
Algumas postagens mais "coloniais" serão depositadas aqui e acolá.
Tentarei manter um registros das minhas andaças pela "golônia".
Sempre que possível em "tialéto" colonês, uma veiz.

Balcão Ambiental

A pouco contei do Balcão Ambientel, pois é o caminho escolhido pela atual gestão gaúcha para o licenciamento descentralizado (sede-Porto Alegre) e integrado (FEPAM-DRH-DEFAP).
Como já escrevi a idéia é velha mas está sendo esta gestão que está implementando.
Apesar da seriedade do projeto já surgem brincadeiras que ajudam no caminho.
Brincamos que o Balcão de Santa Cruz seria a Bodega Ambiental, logo surgiu uma idéia, será o Pálcon Ampiental-Uma Veiz, bem no sotaque carregado dos descendentes alemães.
O Balcão dO Alegrete, o primeiro a ser instalado, o pioneiro, será o Bolicho Ambiental.
Certa cidade gaúcha terá a Boutique Ambiental, sem muito esforço muitos descobrirão de que cidade se trata. Começa com Pe e termina com lotas.
Com tempo surgirão os demais e seus nomes regionalizados.
Nada como bom humor no arranque de um projeto.

Nova fase

Depois de exatos 22 meses de Porto Alegre retorno para as origens.
Irei trabalhar e morar muito próximo de onde meu avô e pai nasceram.
Engraçado as voltas da vida, sou neto de um bodegueiro, filho de um bancário e químico de formação.
Balcões são normais nas vidas destes profissionais, na química se chama de bancada, mas é um balcão.
Pois a partir de segunda irei ajudar a montar o Balcão Ambiental de Santa Cruz. Um projeto da Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul. Um conceito antigo, já aplicado em outros estados e países que visa unificar e facilitar os diferente licenciamentos relacionados a meio ambiente. O projeto visa integrar FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) com DEFAP (Depto de Florestas e Áreas Protegidas) e DRH (Depto de Recursos Hídricos). Cada orgão tinha uma função, uma burocracia, uma nomenclatura, o que dificultava os licenciamentos. Antes tarde do que nunca, a racionalização.
O projeto nasce aos trancos e barrancos, montando equipes, integrando bancos de dados, montando estrutura, mas tinha que começar.
As melancias se ajeitam no andar da carroça. Para se ajeitarem devemos carregar a tal da carroça e fazer esta andar.
Acho que o momento é o de colocar as melancias na carroça.
O desafio é grande, chega num momento bom e me coloca muito mais perto de casa. Apesar de ser santacruzense minha casa é em Santa Maria, pois ali esposa e filho vivem.
Um passo de 125 km foi dado, desde Porto Alegre até Santa Cruz, daqui a pouco darei outro passo.
Até lá uma volta para as origens. Rever velhos amigos, poder conviver mais intensamente com familiares será um plus.
O bom mesmo será estar a um tiro mais curto de casa.

Nossa Senhora

Hoje o Ino (contração de padrinho) do Gabriel contou esta. Ela levava o afilhado-primo para casa quando este comentou:
- Hoje na aula a gente aprendeu da Nossa Senhora DESAPARECIDA.
Achamos interessante, pois se ela apareceu é porque andava desaparecida.
Pelas minhas contas ela é mais desaparecida que aparecida, afinal são poucos os que conseguem ter contato visual com a senhora.

Super Trunfo

É o jogo do momento da casa. São uns 5 baralhos espalhados pela casa. Assuntos diversos.
Carros, super-heróis, aranhas, cobras, dinossauros,... A gente descobre muita coisa naquelas 32 cartas.
Recomendo.

Regeneração

Depois de duas semanas o "couro" dos meus dedos regenerou-se.
Estou me sentindo um Wolverine. Agora é proteger a pele nova da força do sol.
É incrível a capacidade do corpo em se recuperar de algumas agressões.
Com o planeta é a mesma coisa, conforme a agressão pode haver solução.
As vezes fica uma cicatriz e acabamos convivendo com elas, são as marcas da vida.
Como ninguem gosta de suas cicatrizes, apesar de algumas parecerem charmosas, é bom evitar as agressões, vai que cicatriza feio.

Wednesday, October 03, 2007

Triângulo Amoroso

Hipotenusa, moça de família religiosa, nascida em vila humilde. Conheceu dois catetos, ambos com idéias quadradas. Apesar de suas raízes ela não conseguiu evitar e envolveu-se com ambos.
O que ela não sabia é que, na outra esquina, eles perdiam a retidão.

Centauro

O bom de ser um centauro é poder andar a cavalo sem todo trabalho da encilha.